Domitila no BBB23: Conheça a História da Participante e Suas Motivações

Domitila no BBB23: Conheça a História da Participante e Suas Motivações

Nascida na comunidade do Morro da Conceição, Recife, em 27 de junho de 1984, Domitila Barros de Oliveira Nascimento sempre teve os olhos atentos e o sonho de mudar o mundo. Filha de Roberta Bastos e Ademilson Nascimento, fundadores da ONG CAMM (Centro de Atendimento a Meninos e Meninas), ela esteve envolvida com causas sociais desde a infância.

 

A trajetória de Domitila: da comunidade à casa do BBB23

Aos 12 anos, perdeu um primo vítima de um trágico incidente envolvendo tiros na comunidade em que vivia. Esse acontecimento impactante foi um impulsionador para que Domitila buscasse formas de contribuir para um ambiente mais seguro e promissor para as crianças de sua comunidade.

 

Determinada a fazer a diferença, ela iniciou aulas de alfabetização no projeto de seus pais. O objetivo era claro: oferecer oportunidades educacionais para crianças da periferia, que eram privadas de uma educação de qualidade.

 

O impacto de sua iniciativa foi tão notável que aos 15 anos, Domitila foi reconhecida pela Unesco, com o prêmio Sonhadores do Milênio, por seu comprometimento com a educação e seu trabalho na comunidade. A organização presenteou-a com uma viagem à Disney e a convidou para falar em uma palestra, onde ela aproveitou a oportunidade, para levantar reflexões sobre: por que uma jovem, dedicava-se a dar aulas em sua comunidade, enquanto a UNESCO era remunerada para isso? 

 

Domitila transformou essa oportunidade em um meio de amplificar a realidade das crianças carentes em todo o mundo. Sua  fala ressoou não apenas como um questionamento, mas como um chamado à ação para mudar efetivamente o destino das crianças menos favorecidas.

 

Não o bastante, pensando em auxiliar a comunidade do Morro da Conceição, em um ato de solidariedade, ela criou a marca 'She Is From The Jungle', uma grife de biojoias artesanais produzidas por mães solo que vivem na periferia. As jóias são produzidas com materiais sustentáveis por mulheres que podem trabalhar de casa enquanto cuidam dos seus filhos. Além disso, as vendas dos produtos auxiliam o projeto CAMM. Devido ao seu empenho em mudar a realidade das favelas, em 2020, Domitila foi eleita pela revista norte-americana Formidable Woman como uma das mulheres mais influentes no mundo.

 

Domitila Barros e sua missão: representando projetos sociais no BBB 2023

Para Domitila, a oportunidade de entrar no BBB, transmitido pela TV Globo, foi além de um reality show. Era a chance de realizar um de seus maiores sonhos: representar a comunidade, dar voz aos marginalizados e fortalecer projetos sociais. 

 

Uma participante comprometida com a mudança. 

 

Domitila dedica sua vida para mudar o mundo, e você pode se juntar a essa transformação. Seja parte da mudança!

 

Através da Sou Parte, você pode ajudar projetos sociais com doações online, contribuindo para a construção de um futuro melhor para aqueles que mais precisam. Juntos, somos agentes de transformação!