Enem 2023

Enem 2023

O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) é uma prova de grande importância para os estudantes brasileiros. Realizado anualmente, ele avalia o desempenho dos alunos no ensino médio e serve como requisito para acesso a instituições de ensino superior em todo o país. A prova é destinada a estudantes que estão concluindo o ensino médio ou que já concluíram.

Os participantes são avaliados por meio de questões de múltipla escolha sobre os conteúdos programáticos do ensino médio. O Enem é utilizado como critério de seleção para o ingresso em instituições de ensino superior públicas federais, estaduais e municipais por meio do Sistema de Seleção Unificada (Sisu), do Programa Universidade para Todos (ProUni) e do Fundo de Financiamento Estudantil (FIES).

Sisu

O Sisu é um sistema informatizado do Ministério da Educação, utilizado para selecionar estudantes para vagas em instituições de ensino superior públicas. Durante o período de inscrição, os candidatos podem escolher até duas opções de instituição, curso e turno. Ao final do processo, são selecionados os candidatos mais bem classificados para cada vaga, de acordo com a nota obtida no Enem.

ProUni

O ProUni é um programa do governo federal que concede bolsas de estudo em instituições particulares de ensino superior para estudantes brasileiros que possuem necessidade financeira.

Fies

O Fies é um programa do governo federal que financia a educação superior de estudantes brasileiros que não têm condições de arcar com os custos das mensalidades, o estudante pode concorrer ao financiamento integral ou parcial das mensalidades do curso de sua escolha, arcando com custos e mensalidades de forma reduzida, ou apenas após completar sua formação.

Calendário oficial do Sisu 2023/1

Fique ligado em todas as datas do Sisu, Fies e ProUni 2023/1, de acordo com o MEC: 

SISU

  •  Inscrições: 16 a 24 de fevereiro;                       
  • Resultado da chamada regular: 28 de fevereiro;
  • Prazo para matrícula dos estudantes convocados na 1° chamada: 2 a 8 de março de 2023; 
  •  Prazo para manifestar interesse na lista de espera: 28 de fevereiro de 2023 a 8 de março de 2023;                  
  •  Convocação da lista de espera pelas universidades: ainda não informado.

Link de inscrição no SISU 

FIES

  • Inscrições: a partir do dia 08 ao dia 11 de março;
  • Divulgação do resultado: dia 15 de março;
  • Prazo de complementação das informações da inscrição: 16 a 18 de março;
  • Lista de espera do FIES: o prazo inicia no dia 16 de março e finaliza no dia 28 de abril.

Link de inscrição para o FIES 

PROUNI

O Ministério da Educação (MEC) informou a inscrição antecipada do PROUNI ano base 2023/1. O processo de inscrições vai acontecer em fevereiro, durante o carnaval.

  • Inscrições – 28 de fevereiro a 3 de março;             
  • Resultado 1ª chamada – 7 de março;
  • Resultado 2ª chamada – 21 de março.

Link de inscrição no PROUNI 

A educação é um direito humano fundamental e um pilar para o desenvolvimento social e econômico. A educação pública é essencial para garantir o acesso de todas as pessoas a uma educação de qualidade.

No Brasil, a realidade das pessoas pobres e de comunidades carentes é muito desafiadora. As crianças e jovens dessas comunidades têm muitas dificuldades para ter acesso à educação.

Para mudar essa realidade, é necessário investir na educação pública. É preciso garantir que todas as crianças e jovens tenham acesso a uma educação.

Além disso, é importante promover o acesso à educação para todas as pessoas, independentemente da sua condição social ou econômica.

Algumas ONGs da cidade de Santa Maria/RS apostam na educação como vetor de transformação social, oferecendo aulas de reforço escolar, oficinas, apoio psicossocial, entre outras formas de assistência às crianças carentes.

As ONG 's têm um papel fundamental para o desenvolvimento de crianças e jovens de renda baixa. Se você também acredita que a educação transforma considere apoiar uma Instituição através de assinaturas mensais em nosso site.

Como funciona? Ao acessar souparte.org, escolha uma causa que você se identifica, e assine o projeto com cartão de crédito ou boleto bancário. Ou faça uma doação única via pix. Simples e seguro! Sendo um doador mensal, você ajuda a dar sustentabilidade financeira para um projeto social. 

Seja PARTE da mudança.

Você pode conhecer as ONG’s cadastradas em nosso site e conhecer os projetos que elas apoiam. Para mais informações, entre em contato conosco pelas redes sociais instagram e facebook ou através do e-mail: souparte@gmail.com e souparte@ufsm.br